quarta-feira, maio 07, 2008

Grrr



Repostagem do álbum GRRR, que aliás foi o primeiro postado aqui no Notas Agudas, aproveitem...
O trompetista Hugh Masekela nasceu em Johannesburg (África do Sul) em 1939, ganhou seu primeiro trompete, em 1954, do padre Dom Trevor Huddleston que era um importante ativista anti-apartheid. Rapidamente Hugh dominou o instrumento e ajudou na formação do Huddleston Jazz Band orquestra de jovens formada na escola onde padre Huddleston era capelão.
Depois do 21 de março de 1960 Sharpville Massacre onde 69 africanos protestavam pacificamente a aprovar leis, ao longo das milhares de concidadãos seus companheiros foram impiedosamente ceifadas para baixo, a consequente nacional causou indignação do governo para proclamar um estado de emergência e à proibição de reuniões com mais de dez pessoas.
À medida que a brutalidade do Apartheid aumento, Hugh finalmente deixou o país com ajuda de amigos indo primeiramente a Londres e depois EUA, onde se juntou a Miriam Makeba. Os músicos Herry Belafonte, Dizzy Gillepsie e John Mehegan o ajudaram a conseguir admissão na Escola de Música de Manhattan (NY).
Hugh então começou a gravar, ganhando avanço com The Americanization of Ooga-Booga produzido por Tom Wilson, o mesmo de Bob Dylan e Simon & Garfunkel's. Em 67 gravou temas importantes da sua carreira como Promise of A Future e Grazing in the Grass.
Na década de 70 ele já havia alcançado reconhecimento internacional, então ele volta a morar na África passando por diversos países Guiné, Libéria e Gana onde gravou jundo com Dudu Pokwana o histórico Home is where Music is.
Em 1973 conhece Fela Kuti na Nigéria, o groove entra mais em seu jazz, nos próximos 5 anos produziu uma seqüência quebrando recordes The Marketplace, Ashiko., “The Boy’z doin it”, Vasco Da Gama, African Secret Society and the evergreen Stimela. Depois de um turnê de dois álbuns realizados com Miriam Makeba e Herp Albert no dia de natal de 1980 num concerto em Lesoto reuniram 75.000 pessoas após 20 anos de afastamento da região.
Finalmente em 1991 com o fim do apartheid e a liberação de Nelson Mandela ele pode lançar sua primeira turnê no seu país África do Sul.
O jazz de Masekela é puro, explosivo, muito influenciado pelos ritmos Brasileiros, uma verdadeira pérola de um jazzista que sempre lutou pela igualdade racial e pelo seu povo.

1. U, DWI
2. Zulu And The Mexican
3. Emavungweni
4. Ntjilo-Ntjilo
5. Sharpville
6. Umaningi Bona
7. Sipho
8. Kwa-Blaney
9. Mra
10. Phatsha-Phatsha
Link

... Bon Voyage!
ao som de Emavungweni

Um comentário:

Anônimo disse...

Lovely album, thanks for bringing it to my attention.