terça-feira, setembro 25, 2007

Blue Train




John Coltrane um dos maiores saxtenoristas do jazz começou a tocar em big bands após a segunda guerra. De 1955 a 1960 marca sua primeira grande fase musicalmente falando quando fez parte do antológico sexteto de Miles Davis, tendo participado de discos importantes e memoráveis como Cookin’, Milestones, Kind of Blue entre outros. Enquanto estava com Miles também fez várias gravações como sideman e em 1957 fez sua primeira gravação como líder Blue Train.
Em 1960 inicia uma nova fase lidarendo um quarteto com McCoy Tyner ao piano, Jimmy Garrison ao contrabaixo e Elvins Jones a bateria, começou uma ousada e inédita exploração do espaço sonoro jazzístico. Coltrane acabou desenvolvendo um estilo muito próprio, onde predominavam as chamadas “sheets of sound”, que se compunham de longas frases de notas rápidas tocadas em legato. Coltrane embarca numa radicalização da harmonia que o leva a beira da atonalidade. A produção do quarteto entre 1960 e 1965 é um marco na historia do jazz quando cria aquela que é considerada sua obra-prima, a suíte em quatro movimentos “Love Supreme”.
Em 1965 sua ligação com a vanguarda do free jazz se torna bem direta, quando se une a músicos como o baterista Rashied Ali, os saxtenoristas Archie Shepp e Pharoah Sanders, sua mulher a pianista Alice Coltrane o acompanhava nessa nova e curta fase que durou até 1967 quando John faleceu repentinamente e prematuramente, aos 40 anos, de câncer no fígado.

Blue Train lançado em 1957 pela Blue Note, é repleto de belas e redondas notas agudas que preenchem toda a atmosfera jazzistica com muito suingue e loucura a longa viagem é garantida...

Participam da gravação:
Philly Joe Jones – bateria
Paul Chambers – baixo
Kenny Drew – piano
Lee Morgan – trompete
Curtis Fuller – trombonista
John Coltrane – sax tenor

01. blue train
02. moment’s notice
03. locomotion
04. i’m old fashioned
05. lazy bird
Link

.... Bon Voyage!

ao som de Salve,Rainha - Claudia

Um comentário:

Mincho disse...

valeu!