terça-feira, julho 24, 2007

Ptah, The El Daoud


Alice Coltrane nasceu em 27 de agosto de 1937 em Detroit. Aos sete anos começou a estudar música clássica e teve aulas de piano com Bud Powell. Aprendeu a tocar jazz em Paris, mudou-se para Nova Iorque, e entre 1962 e 1963 fez parte do quarteto de Terry Gibbs.
Em 1963, conheceu John Coltrane, e após o seu casamento, substituiu o pianista McCoy Tyner na banda do marido.
Após a morte de John, ela continuou a tocar com seus próprios grupos, caminhando cada vez mais para a música meditativa. Alice, além de pianista, era harpista (uma das poucas da história do jazz), organista e compositora.
Na década de 70, converteu-se ao hinduismo e adotou o nome sânscrito Swamini Turiyasangitananda, e sendo seguidora e devota a Sri Satya Sai Baba, estabeleceu na California o centro espiritual Vedantic.
Morreu este ano, em 12 de janeiro ,aos 69 anos devido a uma parada respiratória no West Hills Hospital and Medical Center - Los Angeles, deixando uma extensa discografia (por volta de 20 discos solos) e saudade no mundo jazzistico.
Ptah, the El Daoud é o seu terceiro disco, lançado em 1970 pela Impulse! Records. Denso e leve ao mesmo tempo, com bateria solta e quebrada, metais alucinantes que provocam um certo transe, combinados com o insano piano e a louca harpa de Alice que se transformam numa verdadeira cascata de Notas Agudas. De todas as faixas, destaco Blue Nile, pois além de ser ótima, foi com ela que conheci a Alice, mas o disco todo é um prato cheio pra quem gosta e precisa de um bom jazz...
Tocam nesse fantástico álbum:
Alice Coltrane - harpa e piano
Joe Henderson - sax tenor e flauta alto
Pharoah Sanders - sax tenor, flauta alto e bells
Ron Carter - baixo
Ben Riley - bateria
Produzido por Ed Michel. Gravado em Coltrane Home Studio, Dix Hills, Nova Iorque em 26 de janeiro de 1970.
01. Ptah, the El Daoud
02. Turiya anda Ramakrishna
03. Blue Nile
04. Mantra
... Bon Voyage!
ao som de Blue Nile - Alice Coltrane

2 comentários:

Anônimo disse...

A ansiedade neste já estava mais contida...rs

SYA disse...

ahhhh mas que saudade desse blog!