quinta-feira, abril 05, 2007

DOSE DUPLA


Arte Visual de Pelucci

Buenas!

Comemorando a volta triunfal do meu PC resolvi presenteá-los com duas coisas que há muito eu queria postar. Mas antes de mais nada, um informe que eu tenho o prazer de dar:

Está confirmada a vinda dos Skatalites pro Brasil, mais precisamente pra São Paulo, mais precisamente pro Sesc Pompéia. Dia 17 de maio, até segunda ordem, a cidade entrará em transe.

Agora ao post novamente.

Antes de mais nada, pra entender esse post é preciso entender a relação que eu, assim como Pelucci e Jazz, temos com a banda The Clash. Antes de mais nada, pode-se dizer que nosso relacionamente começou por afinidades, numa época em que ouvíamos - ainda mais que hoje - Clash à exaustão. É dessa época que sabemos de cor os sets dos álbuns, é dessa época que juntamos fotos, letras, informações, vídeos e tudo o mais que tem de material da banda disponível. Foi daí que eu me voltei mais uma vez ao punk rock e descobri milhões de sons maravilhosos que antes eu nem conhecia, foi aí que descobri o Sandinismo. Pura influência dos moços.

Desde então ouço Clash freqüentemente, mas passei por um tempo sério de enjôo. Ouvia de vez em quando algum derivado, Mescaleros, assistia um DVD do Pogues que tenho aqui com o Joe Strummer, ouvia BAD... Mas nada daquele fervor do fã no seu auge.

Mas há pouco tempo, umas duas semanas, peguei meu "Give'em enough rope" pra ouvir com cuidado. Vocês, doentes por música, devem saber do que eu falo. Quem gosta muito de música, muito mesmo, sabe o que é sentar pra ouvir música: sem ler, sem ver nada, só pra ouvir e se deliciar. Sem falar, sem distrações. Sabe também o que é alguém falar que você é louco sempre que te vêem fazendo isso.

"Give'em enough rope" é um álbum simplesmente fantástico e eu vou postá-lo aqui, mas não agora. Agora quero postar duas coisas desconhecidas, pós-Clash, pra que de repente os outros aficcionados possam encontrar MAIS um elemento vivo e incrivelmente revolucionário na música deles. São essas raridades "Walker" de Joe Strummer e "Waking Up" de Topper Headon.

"Walker" é algo que eu nunca imaginei ouvir. É Joe Strummer latino, mas latino mesmo. Muito mais que Mescaleros, muito mais que qualquer pegada latina do Sandinista. Além do quê, esse álbum tem pra mim, em algumas faixas, uma qualidade musical muito superior a qualquer outra coisa que já tenha ouvido com ele. Talvez seja, musicalmente, o melhor trabalho de Joe Strummer, algumas trilhas sem dúvida.

A gravação foi encontrada depois da morte dele e data de antes da formação com os mescaleros, mas não dá pra saber precisamente.

Já o "Waking Up" é uma vitória pra mim. Há anos procurava o misterioso álbum soul de Topper Headon. Um dia, sem mais nem menos, achei. Outra surpresa. Ou alguém podia imaginar um trabalho solo de Topper Headon, imediatamente pós-Clash, que fosse todo soul, sou do mais tradicional?

Pois ouçam e matem sua curiosidade. Ambos são ótimos e ambos são raros. Enquanto isso preparo meu Especial Skatalites pra vocês.




Slainté!

Joe Strummer - Walker (2005)
1. Filibustero
2. Omotope
3. Sandstorm
4. Machete
5. Viperland
6. Nica Libre
7. Latin Romance
8. The Unknown Immortal
9. Muskey Waltz
10. The Brooding Side Of Madness
11. Tennessee Rain
12. Smash Everything
13. Tropic Of No Return
14. Tropic Of Pico



Topper Headon - Waking Up(1985)
1.Leave It to Luck
2.I'll Give You Everything
3.Home for Donna
4.Got to Keep on Going
5.Dancing
6.Pleasure and Pain
7.Time Is Tight
8.When You're Down
9.Just Another Hit
10.Monkey on My Back


Obs.: Dá pra identificar no Walker vários elementos do Mescaleros. Em especial no final dá pra identificar também uma herança de folk e da junção com o Pogues. E no Waking up dá pra saber daonde vinha aquele cymbal que não parava nunca.

Vou tentar postar Havana 3am e Big Audio Dynamite no próximo dose-dupla, pra completar a série Clash.

7 comentários:

Anônimo disse...

mandaram muito bem,
valeu!

beijo

Jazz disse...

Sabia que você ia gostar de um post assim Carol's.

beijo

Unknown disse...

Que belezinha ni!!! AMEI!!!
Quadno for postar BAD posta o F punk?
BEIJOS pras duas

Anônimo disse...

Estou pensando em postar um dose dupla só do BAD, assim quando postar o Havana posto tb o The Good, The Bad & The Queen.
Que belezinha...

Grande Diospiro disse...

faixa 10 do Joe Strummer está corrompida. pode colocar de novo por favor? Obrigado

sinho disse...

Parabéns!!
Gostei muito de tudo que foi escrito... só resolvi comentar porque fazia muito tempo que eu procurava o esse disco do T. Headon. Ele tem outro chamado 'Drumming man' que também estou procurando...
inimitavelsinho@gmail.com

sinho disse...

hum...
Na verdade 'Drumming Man' é um EP e a música é uma versão do Gene Krupa...
FUDIDO