sexta-feira, janeiro 19, 2007

A Bad Donato


João Donato de Oliveira Neto nasceu no Acre, em 17 de agosto de 1934, mas passou a infância e a adolescência nas praias do Rio de Janeiro.
O primeiro grupo que integrou chamava-se Os Modernistas, do qual ele era o arranjador, o grupo não dá certo por causa dos freqüentes atrasos de Donato.
Mais tarde, funda um outro grupo, com quase a mesma formação. Com o nome de Os Namorados, gravaram em 1953 uma nova versão para Eu Quero um Samba, sucesso na voz de Lúcio Alves. Devido ao arranjo de Donato, a nova versão conseguiu ficar ainda melhor do que a original.Era tão "moderno" que na época ninguém entendeu nada. E eles não emplacaram de novo.
Em 1954 começa a tocar na Cantina do César junto com Johny Alf, o sucesso da noite faz com que ele seja convidado a tocar no Hotel Plaza, na verdade Donato foi o grande responsável por tonar o local um reduto de músicos. Essa fase dura até 1958.
Sem trabalho, devido a faltas e execivos atrasos, em 1959 vai para a Califórnia. Em sua estadia marca o início de uma revolução jazzísitca da qual ele foi participante ativo. Finalmente Donato conseguiu fazer o que nunca pode no Brasil: incorporar a musicalidade afro-cubana ao jazz.
No meio de todas congas, timbales e bongôs característicos do latin jazz, ele encontrou o que procurara toda a vida no Rio: a possibilidade de rachar os sopros e incluir harmonias mais herméticas ao piano. A Bad Donato é considerado seu melhor disco na fase america, lançado em 1.970 é uma loucura explosiva e incesante, uma mistura bem feita de bossajazzfunk...
Chamo atenção para a faixa número 1.

01. The frog
02. Celestial Showers
03. Bambu
04. Lunar tune
05. Cadê Jodel?
06. Debutante's ball
07. Straight Jacket
08. Mosquito
09. Almas irmãs
10. Malandro

Bon Voyage!

Link depositfile

ao som de Crooked Beat - The Clash

Um comentário:

soulbrotha disse...

The download link does not seem to be working. Can you please re-up the link? Thank you.