sexta-feira, fevereiro 23, 2007

SWING JAZZ BOP


A primeira edição do Swing Jazz Bop chega com dois jazzístas fantásticos o denso contrabaixista Charles Mingus com o álbum Mysterious Blues e, para mim uma novidade conhecida através do filme Repulssion - Roman Polanski, o baterista Chico Hamilton com o álbum The Dealer.
Arte visual feita por Pelucci


Charles Mingus nasceu em 1922 numa base militar em Nogale, é o mais influente contrabaixista moderno seu toque ao instrumento é nervoso, veloz e irregular, e seus solos são longos e intensos. Possuía uma personalidade complexa, contraditória que o fez interromper sua produção musical várias vezes. Compôs diversos temas contra o preconceito racial, drama vivido por ele intensamente. Morreu em 5 de janeiro de 1979 por causa de uma esclerose lateral amiotrófica, após sua morte seu prestígio cresceu ainda mais, tendo seu legado levado adiante pelos grupos Mingus Dinasty (formado pelos músicos de seu conjunto) e Mingus Big Band.

O disco lançado em 1960 pelo selo Candid Records possui uma loucura intensa e crescente com metais cortantes e ritmo alucinante, a última faixa é um maluco e delicioso solo de bateria de tirar o chapéu. Bateristas, ritmistas visitantes do blog não percam isso por nada! Chamo atenção para a música Me and You que é energicamente densa, quente e sugestiva.
01. Mysterious Blues
02. Wrap Your Troubles in Dreams
03. Body and Soul
04. Vassarlean
05. Reincarnation of a Lovebird
06. Me and You
07. Melody from The Drums

Tocam nesse álbum:
Charles Mingus – baixo acustico
Eric Dolphy – sax alto, flauta, clarinete
Charles McPherson – sax alto
Booker Ervin – sax tenor
Roy Eldridge – trompete
Ted Curson – trompete
Lonnie Hillyer – trompete
Jimmy Knepper – trombone
Tommy Flanagan – piano
Nico Penthouse – piano
Jo Jones - bateria
Dannie Richmond – bateria
Link (rapidshare)



O californiano Chico Hamilton é um grande baterista dono de um estilo simples e explosivo sempre tocou em favor da sonoridade coletiva, previlegiando o groove, cria uma estrutura sólida e confortável para a improvisação de seus companheiros.
Sempre dividiu o espaço de protagonista com os outros músicos da banda, atitude um tanto incomum de alguém que vem da tradição do bebop, totalmente a favor da democracia musical. Ao longo de sua carreira tocou com muitos jazzistas como Count Basie, Duke Ellington, Charles Mingus, Billie Holiday entre muitos outros.
The Dealer foi lançado em 1966 pelo selo Impulse! e é considerado um impetuoso clássico “chicohamiltoniano”, o disco é cheio de muito suingue – altamente dançante – e repleto de deliciosos improvisos.
Gosto muito desse album inteiro, mas chamo atenção para a música For Mods Only muito feliz, traduz bem esse dia quente de hoje.
01. The Dealer
02. For Mods Only
03. A Trip
04. Baby You Know
05. Larry of Arabia
06. Thoughts
07. Jim-Jeannie
08. Chic Chic Chico
09. Big Noise From Winnetka
10. The Second Time
11. El Toro


Tocam nesse álbum:

Chico Hamilton – bateria, percussão e voz
Albert Stinson – baixo e voz
Willie Bobo – maracás e cowbell
George Bohannon – percussão e trombone
Ernie Haves – órgão
Arnie Lawrence – sax alto
Larry Coryell – guitarra
Richard Davis – baixo
Charles Lloyd – flauta
Jimmy Woods – sax tenor
Link (badongo)


Bon Voyage!

Ao som de Track04 - Helio Delmiro

Um comentário:

NdS disse...

Parece ser que ha sido borrado por estar inactivo más de 30 días. ¿Podrías resubirlo, por favor? En estos tiempos que corren no podemos permitirnos el lujo de perder UNO de los NUESTROS.Muchas gracias.